Filme baseado Dom Casmurro: Capitu.
- Fernando Carlos
- 26 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

Filme: Capitu (1969). Direção e roteiro de Paulo Cesar Saraceni baseado na obra Dom Vasmurro de Machado de Assis com Isabella Campos, Othon Bastos e Raul Cortez. Sinopse: Capitu (Isabella Campos) e Bentinho (Othon Bastos) se conhecem desde a infância e se casam. Ezequiel Escobar (Raul Cortez) é muito próximo do casal e, na visão de Bentinho, próximo até demais de sua esposa. A ideia de que possa estar sendo traído pelo melhor amigo e pela mulher que ama, faz com que o homem se perca em suas próprias inseguranças afetando sua vida e a de todos em volta.
Uma das mais importantes obras da

literatura nacional, Dom Casmurro, é revisitada nesse belíssimo filme, agora focado na figura de Capitu. Com um roteiro ágil e pungente, segue de perto a famosa história criada por Machado de Assis. Embora já começamos com o casamento de Capitu com Bentinho, preserva-se a dúvida sobre a traição da esposa com seu melhor amigo, Escobar.
Assisti ontém esta indicação é um belo filme com o tom poético de crônica e foi bastante elogiado pela crítica brasileira e também conta com um bom elenco entrosado e em destaque as atuações excelentes dos atores Othon Bastos e do grande Raul Cortes, fotografia soturna e trilha musical compondo uma relativamente sólida organicidade e utiliza bem o recurso da encenação dentro da encenação, nas sequências filmadas em teatro, o momento em que Bentinho se vê encarnando o próprio Hamlet e assassinando sua amada Desdemona, vivida igualmente por Capitu, sensacional.