top of page
Blog: Blog2
Buscar

Guerra de Canudos (Os Sertões)

  • Foto do escritor: Fernando Carlos
    Fernando Carlos
  • 12 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Direção e roteiro: Sergio Rezende.

Sinopse: Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família com opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

O filme (1997) tem quase três horas de duração com uma gigantesca e excelente produção é envolvente, cheio de nuances a o papel da atriz Abreu é cativante.



A parte histórica baseada da obra Os Sertões de Euclides da Cunha se conectou perfeitamente com uma vivacidade enriquecedora a obra tão árdua e de difícil compreensão. Temos a inserção de uma liberdade poética com a presença fictícia de uma ou mais famílias que não compromete em nada o resultado final, tonando a guerra mais suportável de se assistir.


Os detalhes são de uma veracidade tão bem dirigida que faz com que o espectador sinta exatamente o que os personagens sentem e consegue prender a atenção do começo ao fim. A ficção se conectou com a realidade e com destaque para a família principal, principalmente a personagem Luiza, uma das melhores atuações da atriz Claudia Abreu.


A atuação de José Wilker como Antônio Conselheiro nos instiga a conhecer mais desse ser messiânico tão estranho e cativante, sem citar as lutas retrata de uma maneira bem fiel e a agonia do Major Moreira Cesar, quase uma comédia. As atuações de Marieta Severo, José Abreu, Selton Mello e Paulo Betti também merecem elogios. Um grande filme do diretor de Sérgio Rezende. Trilha sonora de Edu Lobo e Cristovão Bastos ótima. Enfim é mais uma obra-prima do cinema brasileiro. Nota 10.

Todas as fotos retiradas do site adorocinema.com

 
 
 

1 Comment


fabiovianaradialista
Jan 12, 2019

Uau uma postagem melhor do que a outra haja coração e que filmaço assisti uma vez na TV Cultura o longa é um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. O filme “Guerra de Canudos” retrata com fidelidade e de forma clara os acontecimentos referentes a um episódio real da história brasileira: A guerra de canudos. O filme ambienta-se no período republicano de nossa história, mais precisamente, nos anos de 1996 e 1997 e seus acontecimentos se passam no sertão baiano. Visivelmente uma produção rica, o filme possui todos os atributos técnicos para ser grande. O figurino foi cuidadosamente envelhecido para parecer gasto, as locações, escolhidas com precisão e a cidade, reconstruída. A direção de Sérgio Rezende é impecável, …

Like
  • generic-social-link
  • twitter
  • linkedin

©2018 by a obra por trás do filme. Proudly created with Wix.com

bottom of page