Luzia Homem. Resumo da obra
- Fernando Carlos
- 26 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Autor Domingos Olímpio.

A História se passa em Sobral – Ceará em 1878 durante uma grande seca e na cidade estavam construindo uma penitenciária e é lá que trabalhava uma linda morena chamada Luzia, que tinha sua mãe doente em casa. Corpo esbelto e feminino causa inveja e ódio a outras mulheres, mas ela não se incomodava, já trabalhava em serviços pesados na antiga fazenda do pai e tinha muita foca, mais que muitos homens inclusive ela fazia coisas que outros homens não podiam fazer recebendo o apelido de Luzia Homem.
Era muito recatada e silenciosa e o soldado Capriuna era atraído fisicamente por Luzia, mas ela tinha um grande amigo chamado Alexandre, também recatado e bonito fisicamente que trabalhava em um armazém e era vaqueiro.

Outro amigo era Raolino, que estava num rodeio e caiu do cavalo e o touro estava indo na direção dele e poderia matá-lo. Ela entrou na arena, se interpôs entre o touro enfurecido e o amigo e segurou o touro salvando a vida do amigo.
Terezinha era uma moça que fugiu de casa e ganhava a vida se prostituindo
O armazém foi roubado e o suspeito era Alexandre, que foi preso preventivamente aguardando julgamento. Luzia e Terezinha acreditavam na sua inocência e levavam comida todos os dias.

Num dia de descanso, Terezinha viu algo suspeito nas mãos de Capriuna e começou a desconfiar dele no roubo ao armazém e contou para Luzia que também passou a suspeitar dele.
Noutro dia, Luzia escuta Capriuna confessando seu crime a uma mulher que o amava e passou tudo que sabia para o delegado, que foi até a casa de Capriuna e encontrou um baú contendo todas as coisas roubadas do armazém, prendendo Capriuna, que foi julgado e preso e jurou se vingar. Alexandre absolvido.

Alexandre confessa seu amor a Luzia, propõe morar com ela e sua mãe doente na serra e com tanta insistência, levou Terezinha e sua família com eles.
No dia seguinte, Alexandre partiu com a família de Teresinha para escolherem uma casa. Terezinha, Luzia, Josefina, mãe de Terezinha, Raolino e outros 4 homens foram na tarde seguinte com 5 homens levando Josefina na rede e Luzia logo atrás.

Descendo as margens de um rio, ouviu-se um grito. Era Capriuna que fugiu da cadeia e estava segurando Terezinha na outra margem do rio. Luzia atravessou o rio e se interpôs entre Capriuna e Terezinha dando ordens para soltá-la. Ele disse: “Até que enfim nos encontramos”. Largou Terezinha avançou sobre Luzia e entraram numa luta corporal, rasgando toda sua roupa, expondo seu seio e ficando excitado ao mesmo tempo que lutava. Luzia cravou suas unhas no olho de Capriuna arrancando-lhe um olho, ficando tonto, mas arrancou uma faca e fincou em Luzia e depois fugiu. Chega Raolino, que vê terezinha horrorizada com a cena, vê Luzia sangrando com os olhos arregalados e tenta buscar o assassino, que gemendo, cai do penhasco e morre. Raolino consola Terezinha em seus braços e entregam a alma de Luiza a Deus. Que deus a tenha.
Comments