top of page
Blog: Blog2
Buscar

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil.

  • Foto do escritor: Fernando Carlos
    Fernando Carlos
  • 15 de jan. de 2019
  • 1 min de leitura

Um clássico da literatura ganhou uma versão cinematográfica em 1998. O longa-metragem é uma comédia baseada na obra de Barreto. O roteiro foi adaptado por Alcione Araújo e teve como diretor Paulo Thiago.

Sinopse: O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. A sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como idioma nacional. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga por quem nutre um afeto especial e Ricardo Coração dos Outros, trovador e compositor de modinhas que conta a história do nosso herói do Brasil.

O filme é uma adaptação do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e por ser um personagem ufanista, recebeu o título no Canadá de O Patriota (The Patriot).


Um dos melhores filmes já produzidos, que enriquece a obra e faz jus uma adaptação tão bem executada sem perder a essência da obra original. Comédia, romance, Julia Gam excepcional e apaixonante como sempre em todos seus filmes, mas Paulo José aqui se superou, está perfeito como Quaresma, ora romântico, ufanista, transbordando inteligência.



Com um doce toque da loucura, patriotismo exacerbado tão intenso e contundente quanto no livro. Destaque para vários momentos, ele borrifando fumaça no milharal é hilário,:a cena da Execução é magnífica, a trilha sonora de Sergio Saraceni, o figurino e atuações primorosas. Nota 10.



 
 
 

Kommentarer


  • generic-social-link
  • twitter
  • linkedin

©2018 by a obra por trás do filme. Proudly created with Wix.com

bottom of page