Quincas Borba de Machado de Assis
- Fernando Carlos
- 28 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Resumo da obra.

No início do livro, o filósofo Quincas Borba deixa a fortuna herdada por ele para seu amigo Rubião, professor de Barbacena, cidade onde residia o filósofo mas com a condição de de cuidar do cachorro, também chamado Quincas Borba.
Rubião se muda para o Rio de Janeiro e já na viagem conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que se comprometem a apresentar-lhe a corte e cuidar para que ele não seja alvo de aproveitadores. Nessa hora ele se interessa pela bela Sofia, surge uma paixão, que ela percebe e usa disso para tirar proveito do milionário. Rubião se declara à amada durante um baile.

Sofia comenta com o marido a ousadia do convidado, mas Cristiano tenta sugere que ela alimente aquele sentimento, para que eles possam continuar a explorá-lo. Ele fica dando condições a reencontros com Sofia. No complô está Camacho, político que também tira vantagem da bondade e da ingenuidade de Rubião. Rubião e Cristiano se tornam sócios em uma importadora,

Palha & Cia e passa a administrar os bens e a fortuna do mineiro, melhorando a condição de vida do casal Palha. Há um episódio de ciúmes quando Carlos Maria se insinua a Sofia, mas ela reverte a situação.
Já estabelecido, Cristiano rompe com Rubia, assim como Sofia que, recusa seus insistentes convites para passeios. Enlouquecido de desejo, Rubião visita Sofia, mas ela sempre foge dele. Já louco, mais uma vez, declara-se a ela dizendo ser Napoleão III e ela, sua amante. Sofia percebe a demência de Rubião seguido da perda de seu patrimônio. Transferem-no para uma casa mais humilde e depois interna em um hospício.
Rubião foge e, acompanhado do cão, retorna a Barbacena. Ninguém os recebe e os dois acabam dormindo na rua. No dia seguinte, Rubião morre, ainda acreditando ser um imperador francês.
Komentáře